Gatilho Mental #6: Reciprocidade

DOS GATILHOS MENTAIS, O MAIS NOBRE

O princípio da reciprocidade declara que quando você faz algo a alguém, essa pessoa passa a querer também fazer algo por você.

Todo sentimento de ajuda percebido como natural, ou seja, percebido sem segundas intenções, gera um sentimento de obrigação.

A partir do momento em que você ajudou a pessoa, ela passa a querer retribuir proporcionalmente ao valor percebido na ajuda.

Assim, se a pessoa percebeu um grande valor na ajuda ela irá querer retribuir muito e se ela percebeu pouco valor, ela irá querer retribuir pouco.

Além disso a reciprocidade é assimétrica e isso significa que se você faz uma boa ação em nome de uma pessoa isso já é o suficiente para despertar o referido sentimento de obrigação.

Isto é, a ajuda não precisa ser feita diretamente à pessoa, ela pode ser feita a terceiros em nome dessa pessoa.

NA PRÁTICA:

Para explorar e se beneficiar desse gatilho mental na plataforma da Vesteer, busque oferecer materiais úteis antes de pedir qualquer coisa. É exatamente o que a gente faz aqui no Vesteer Academy, oferece conteúdos de qualidade que podem te ajudar no sucesso das campanhas dentro da plataforma. Em troca, queremos que você se torne um usuário ativo.

No caso de uma venda, a reciprocidade pode ser aquele ótimo atendimento que você deu antes mesmo de a pessoa comprar seu produto. Está totalmente ligada aos princípios de Social Selling, que falamos aqui.

Por se associar a ajuda e contribuição, a reciprocidade pode ser considerado o gatilho mental mais nobre.

Abraços

Vinicius Andrade
Equipe Vesteer

Post adaptado do blog Empreendedor Cibernático

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *